Os livros da escola sempre são os primeiros a termos contato.
É certo que são eles que nos ensinam de maneira primordial. No entanto, você jamais vai querer ler o mesmo livro de matemática todos os dias. É aí que entra a literatura ampla, onde encontramos um universo de temas diversificados. Os livros da escola podem ser os primeiros livros, mas acredito que não são eles que fazem com que gostemos de ler.
Ler um livro está além de tédio como muitos acreditam e se sentem assim que iniciam uma leitura.Você pode não gostar de filmes de romance, pois prefere os de terror. Você só assiste os de terror, porque você só se identifica com eles. Assim é como nos livros; há livros que você vai iniciar, mas não vai prosseguir. Isso porque o "tédio" ou a "chatice" por ler está baseado em um gênero distante do seu perfil.
Pense da seguinte forma:Um livro é como um filme, porém mais rico de detalhes e cheios de magia para incentivo da imaginação. Ela, a imaginação, faz com que você se sinta dentro da história. E como nos filmes há seus gêneros, os livros não se encontram distantes neste ponto.Se não houver química que te prenda na leitura, você sempre vai abandonar o livro e nunca vai saber o final dele.
O gênero é a química que precisa ser encontrada para se gostar de ler.
O que é a química? Quando uma pessoa se sente atraída por outra, neste caso, se sente atraída por algo, dizemos que “rolou uma química" e esta foi a responsável pela atração. Para dar o primeiro passo e iniciar a prática da leitura, é preciso encontrar seu gênero de livros, aquele que faz parte do seu perfil. Ou seja, que combine com você. Só assim você trará a leitura para o seu dia a dia.
Acredito que muitas pessoas que não gostam de ler abandonaram livros por causa desse pequeno problema. Tiveram o desprazer de ler um livro que abordou um gênero que realmente não as atraiu para continuar lendo. Eu mesma não sou chegada a livros de terror, e embora eu tenha lido alguns, são os últimos na minha lista de livros da prateleira. E este é um bom exemplo: se você gosta de filmes de terror, talvez o gênero de um livro seja o mesmo. Se for romance, assim como eu, que sou uma eterna romancista, sua química estará em livros que abordem romances.
Ler não é chato, e discordando de como disse o nosso querido Caio Castro, também não "dói às vistas". Ler não é tedioso. Ler é viajar em uma história e se imaginar nela, fugindo um pouco da realidade, vivendo momentos diferentes, viajando para lugares diferentes e conhecendo pessoas diferentes. Ler te proporciona aventuras, paixões, adrenalina e emoções que até nos fazem chorar. O “Não gosto de ler” não existe quando se encontra o seu lugar no mundo da leitura. Incompatibilidade existe, e, dada essa observação, você só precisa encontrar livros compatíveis.
Ler é essencial no aprendizado: O “Não gosto de ler” não existe. O que existe é a falta de coragem de iniciar uma leitura. E claro, uma leitura baseada em seu gênero literário. Você ler mais rápido, você aprende palavras novas, você fala melhor, você pensa melhor, você interpreta, se comunica e se expressa melhor. E acredite, você escreve melhor. Você ganha muito apenas por ler o que gosta.

A leitura é muito importante,ela abre a mente das pessoas,faz a gente sonhar,imaginar...A pessoa só encontra amor na leitura como dito no post,no momento em que descobre qual gênero mais se identifica...Se você gostar de filmes dramáticos concerteza vai se identificar com os livros da parte de drama...
ResponderExcluirÓtimo post...Parabéns...
sim <3 eu acredito muito no poder de se encontrar. Até nos livros é preciso saber o que mais te agrada.
ExcluirA leitura nos acrescenta e nos envolve como se fosse parte de nós maravilhoso
ResponderExcluirAdoro ler e concordo em tudo com o texto. A leitura amplia nossos horizontes e aumenta nosso nível cultural. Quem cultiva o hábito da leitura só tem a ganhar.
ResponderExcluirEu adoro ler , quando começo a ler um livro não paro enquanto não vejo o fim.
ResponderExcluirTambém não compreendo quando dizem que não gostam de ler e nem sequer tentaram arranjar um livro de que gostassem. Ler é essencial na minha vida. Adorei o post!
ResponderExcluir